Marca de Produto – A importância de proteger a sua criação

Associar marca e produto é um feito e tanto, sabia? Para donos de negócios, é um dos mais importantes objetivos. Saiba tudo sobre no artigo de hoje!

Marca de produto

Marca e produto são termos que caminham juntos quando o assunto é um negócio de sucesso. Se você é um empreendedor, tenho certeza que um de seus principais objetivos é que a sua marca seja tão emblemática que automaticamente as pessoas a associam algum produto; quase como se fossem uma coisa só. Um exemplo clássico é a Gilette. Quantas vezes você procurou por uma Gilette em vez de uma lâmina de barbear? Exatamente! Nesse artigo, vamos explicar melhor essa ideia de marca de produto. Continue a leitura e saiba tudo!

O que a lei diz sobre a Marca de Produto

Primeiro, precisamos destacar que a regulamentação, criação e inscrição de uma marca são regidas pela Lei Nº 9,279/96 (Lei da Propriedade Industrial) que determina que as marcas são sinais diferenciados visualmente, não compreendidos nas proibições legais, decorrendo da concessão do registro ou da patente pelo INPI.

Dentro desse prisma, a marca de produto ou serviço é aquela utilizada para diferenciar um produto ou serviço de outro idêntico/semelhante de origem diversa. Alguns exemplos são as marcas da Nike, Coca-Cola e Mercedes.

Contudo, para entender melhor essa ideia de registro de marca de produto, é essencial compreender também os dois conceitos. Vamos lá?

O que é um Produto?

Essencialmente, um produto é uma coisa que reúne diversas características que combinadas são capazes de satisfazer as necessidades dos clientes. Contudo, com uma concorrência cada vez maior no mercado, certos produtos não conseguem se destacar muito em relação aos outros. Para ilustrar, quando procuramos por sabão em pó, temos inúmeros itens com a mesma função: limpar as roupas. Contudo, o que pesa na hora de comprar um? A marca, o seu reconhecimento e o seu reconhecimento no mercado. Isso nos leva para o tópico das marcas.

O que é uma Marca?

Vimos que o produto é desenvolvido para suprir uma necessidade, correto? Então, a marca trabalha com outro aspecto do ser humano: as suas emoções. Dessa forma, elas envolvem valor, qualidade, relacionamento, confiabilidade, entre outros elementos diretamente ligados a um apelo mais emocional. Muitas vezes nos vemos comprando algum produto não por ser o melhor, mas pela sua marca ser mais prestigiada.

Sendo assim, é muito importante que uma empresa invista em sua marca, para que ela transmita bons valores e emoções aos clientes.

Como registrar uma marca de produto?

Por ser um processo burocrático, o melhor é contar com uma empresa especialista e credenciada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para fazer o registro de marca para você. Deste modo, você evita desgastes e, claro, poderá usar o seu tempo para outras tarefas.

Foi pensando nisso que Giovanni Castagna Neto, agente de propriedade industrial, criou a nossa marca: a GCN & Associados. Somos uma empresa com quase 10 anos de experiência, credenciada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e certificada pela Organização Mundial de Propriedade Industrial (OMPI). Ou seja, somos a solução que você procura!

Entre os serviços que disponibilizamos, temos:

  • Registro de Marcas (Brasil e exterior);
  • Registro de Patentes (Brasil e exterior);
  • Desenho Industrial (Brasil e exterior);
  • Direitos Autorais;
  • Registro de Software;
  • Avaliação de Marca;
  • Assessoria Jurídica.

Para entender melhor sobre esses assuntos, acompanhe nosso blog. Mensalmente traremos notícias sobre o mercado e sobre como funcionam todos esses processos burocráticos.

Até o próximo artigo!

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