Marca Nominativa: o que é e como registrar

A marca nominativa é uma das muitas formas de se registrar uma marca. Se está interessado em proteger a sua criação, esse artigo vai te mostrar as melhores alternativas.

Marca Nominativa

Existem muitas dúvidas na cabeça de empreendedores quando o assunto é o registro de marcas. Afinal, há quatro principais tipos de marcas que podem ser utilizadas: marca figurativa, marca mista, marca tridimensional e o assunto do artigo de hoje, a marca nominativa. No entanto, se ainda não entende muito bem por que isso é importante, confira nosso outro artigo sobre a importância de registrar uma marca.

Quais são os tipos de marcas?

Antes de falar especificamente sobre a marca nominativa, vamos entender um pouco sobre os tipos de marcas.

  • Marca figurativa: trata-se de uma marca representada por desenho, imagem, ideograma ou alguma forma figurativa de texto. Ou seja, aqui, incluímos algarismos ou palavras escritas em alfabetos distintos do ocidental;

Marca figurativa

  • Marca mista: uma logomarca que une elementos visuais, como símbolo, imagem ou desenho com um texto;

Marca mista

  • Marca tridimensional: é considerada a forma plástica de um produto ou embalagem, como exemplo podemos citar a forma triangular do chocolate Toblerone e o frasco do Yakult.

Marca tridimensional

E a marca nominativa, como funciona?

Essencialmente, a marca nominativa é uma logomarca composta exclusivamente por palavras, letras e números combinados que podem formar um neologismo ou até mesmo novas palavras. Neste caso, não temos nenhum tipo de desenho, símbolo, fonte gráfica ou cores para representar a empresa.

Marca nominativa

Alguns exemplos são: Avon, Nokia, Samsung, Volvo, Yakult. Repare bem: não há elementos gráficos que remetem a essas marcas, apenas o seu nome.

Todavia, é válido reforçar que o registro da marca nominativa não protege o logo de sua empresa. Portanto, é fundamental solicitar o registro de uma segunda marca. Caso esse procedimento não seja feito, existe a possibilidade da concorrência utilizar o seu logotipo, mas com nome diferente. Ou usar um bem similar e não infringir os seus direitos.

Como realizar o registro de sua marca nominativa

O registro da marca nominativa é um processo longo e complexo. Portanto, a melhor alternativa é contar com uma empresa especialista e credenciada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para concluir a parte burocrática por você. Deste modo, você evita desgastes e, claro, poderá usar o seu tempo para outras tarefas.

Foi pensando nisso que Giovanni Castagna Neto, agente de propriedade industrial, criou a nossa marca: a GCN & Associados. Somos uma empresa com quase 10 anos de experiência, credenciada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e certificada pela Organização Mundial de Propriedade Industrial (OMPI). Ou seja, somos a solução que você procura!

Entre os serviços que disponibilizamos, temos:

O que achou do nosso artigo sobre marca nominativa? Se ainda não o fez, acesse nosso site e registre sua marca!

Para entender melhor sobre esses assuntos, acompanhe nosso blog. Mensalmente traremos notícias sobre o mercado e sobre como funcionam todos esses processos burocráticos.

Portanto, nos vemos no próximo artigo!

Artigos em destaque

Como funciona registro de marca

A Importância do Registro de Marca

O que é uma marca? Essencialmente, uma marca refe...

Artigos em destaque

Marca Nominativa

Marca Nominativa: o que é e como registrar

Existem muitas dúvidas na cabeça de empreendedor...

Artigos em destaque

Registrar nome artístico

Entenda por que é importante registrar nome artístico

Cazuza, Anitta, Fafá de Belém, Fiuk, Gal Costa, ...

Artigos em destaque

Marca tridimensional exemplos

Marca Tridimensional: o que eu preciso saber para registrar a minha?

Decidiu montar um negócio próprio e está planej...

Artigos em destaque

Marcas mista Mcdonalds

Marca Mista: o que é, como registrar e principais vantagens

Em nosso blog, já explicamos sobre a importância...
Entre em contato e saiba como registar sua marca



Protocolo de Madri
telefone