Entenda o que é marca coletiva e como é feito seu registro

Está interessado em criar uma marca coletiva? Se sim, preparamos um artigo explicando melhor como funciona e por que ele é tão importante.

Marca Coletiva

O fato da marca representar a identidade da empresa, já é algo bastante conhecido por todos. No entanto, uma marca isolada pode não ter a força competitiva necessária para ganhar espaço no mercado. Por isso, a marca coletiva em muitos casos é a solução ideal para unir produtos sob uma mesma entidade e ter mais chances contra a concorrência. Para que você entenda melhor esse tipo de marca, como ela funciona e também como é feito esse registro, continue lendo o artigo que preparamos.

O que é marca coletiva?

Esse tipo de registro é feito para identificar produtos e serviços provenientes de membros de uma determinada coletividade. Nesse caso de sindicatos, confederações, associações, cooperativas, consórcios, entre outros.

Portanto, tem como objetivo principal indicar ao cliente que determinados produtos ou serviços semelhantes, iguais ou correspondentes fazem parte de uma mesma entidade.

Quem pode utilizar essa marca?

Todos os membros da instituição que realizou o registro da marca coletiva podem utilizá-la sem necessidade de qualquer licença de uso. Porém, vale ressaltar que essa regra deve ser estabelecida pela titular da marca, a associação, no seu regulamento. Esta, por sua vez, também pode determinar proibições e condições de uso pelos seus associados.

Como solicitar o registro?

Assim como outros tipos de marcas, para registrar a marca coletiva é necessário seguir os procedimentos junto ao INPI, contar com um logotipo para identificação e um nome representativo exclusivo para o registro. É essencial ainda fazer a pesquisa para garantir que o nome e a marca não tenham sido registradas por outras empresas.

O titular sempre deverá ser uma associação, entidade coletiva ou pessoas jurídicas que representam uma coletividade. O responsável, por sua vez, precisará acompanhar todos os passos junto ao INPI para garantir que todas as diferentes etapas sejam concluídas com sucesso.

Registro de marca coletiva

Por ser um processo burocrático, a melhor opção para fazer o registro de uma marca coletiva é contar com uma empresa especialista e credenciada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Assim, você não apenas evita desgastes, podendo usar o seu tempo para outras tarefas, como também garante que todos os processos serão feitos da maneira correta.

Foi pensando nisso que Giovanni Castagna Neto, agente de propriedade industrial, criou a nossa marca: a GCN & Associados. Somos uma empresa com quase 10 anos de experiência, credenciada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e certificada pela Organização Mundial de Propriedade Industrial (OMPI). Ou seja, somos a solução que você procura!

Entre os serviços que disponibilizamos, temos:

  • Registro de Marcas (Brasil e exterior);
  • Registro de Patentes (Brasil e exterior);
  • Desenho Industrial (Brasil e exterior);
  • Direitos Autorais;
  • Registro de Software;
  • Avaliação de Marca;
  • Assessoria Jurídica.

Para entender melhor sobre esses assuntos, acompanhe nosso blog. Além disso, mensalmente traremos notícias sobre o mercado e sobre como funcionam todos esses processos burocráticos.

Até o próximo artigo!

Artigos em destaque

Como funciona registro de marca

A Importância do Registro de Marca

O que é uma marca? Essencialmente, uma marca refe...

Artigos em destaque

Marca Nominativa

Marca Nominativa: o que é e como registrar

Existem muitas dúvidas na cabeça de empreendedor...

Artigos em destaque

Registrar nome artístico

Entenda por que é importante registrar nome artístico

Cazuza, Anitta, Fafá de Belém, Fiuk, Gal Costa, ...

Artigos em destaque

Marca tridimensional exemplos

Marca Tridimensional: o que eu preciso saber para registrar a minha?

Decidiu montar um negócio próprio e está planej...

Artigos em destaque

Marcas mista Mcdonalds

Marca Mista: o que é, como registrar e principais vantagens

Em nosso blog, já explicamos sobre a importância...
Entre em contato e saiba como registar sua marca



telefone