Registro de Marcas
A marca é o maior patrimônio de uma empresa, por isso, é fundamental que o empreendedor faça o registro de sua marca o quanto antes para evitar problemas judiciais no futuro. Esse registro está previsto na lei 9.279/96 (Lei de Propriedade Intelectual) que garante a propriedade e uso exclusivo da marca registrada ao seu criador.
Por que registrar sua marca
O registro de marca é a única forma de protegê-la legalmente da concorrência e de ganhar espaço no mercado. Ou seja, sem o registro, a sua marca pode ser usada e até mesmo registrada por terceiros – comprometendo totalmente a visão do seu negócio para o público.
No Brasil, o registro de marcas é feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Para isso, você deve procurar uma empresa credenciada pelo INPI e com uma equipe de especialistas no processo.
Assim, a marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo território Nacional – podendo ser estendido para mais 137 países, uma vez que o Brasil faz parte da Convenção da União de Paris de 1883 (CUP) em seu ramo de atividade econômica. Além disso, se o produto ou serviço fizer sucesso, o empreendedor assegura legalmente o direito de explorar e aproveitar os benefícios gerados pela sua criação.
Serviços relacionados
Conheça abaixo os serviços prestados pela GCN & Associados e saiba como ela pode te ajudar nesse momento tão importante do seu negócio.Direitos Autorais
Direitos autorais ou direitos de autor são termos utilizados em referência aos direitos outorgados aos produtos de obras intelectuais, como obras literárias, músicas, partituras, ilustrações, conferências, logotipos, peças publicitárias, entre outras criações semelhantes....Avaliação de Marca
A avaliação de marca é um serviço técnico que fornece um laudo assinado por especialistas determinando o valor atual da marca analisada. Para essa classificação, são considerados aspectos como qualidade dos produtos e serviços, reconhecimento público, tendências de consumo, distribuição, atendimento ao consumidor, tempo de mercado, cap...