Registro de Marcas

A marca é o maior patrimônio de uma empresa, por isso, é fundamental que o empreendedor faça o registro de sua marca o quanto antes para evitar problemas judiciais no futuro. Esse registro está previsto na lei 9.279/96 (Lei de Propriedade Intelectual) que garante a propriedade e uso exclusivo da marca registrada ao seu criador.

Por que registrar sua marca?

O registro de marca é a única forma de protegê-la legalmente da concorrência e de ganhar espaço no mercado. Ou seja, sem o registro, a sua marca pode ser usada e até mesmo registrada por terceiros – comprometendo totalmente a visão do seu negócio para o público.


No Brasil, o registro de marcas é feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Para isso, você deve procurar uma empresa credenciada pelo INPI e com uma equipe de especialistas no processo.


Assim, a marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo território Nacional – podendo ser estendido para mais 137 países, uma vez que o Brasil faz parte da Convenção da União de Paris de 1883 (CUP) em seu ramo de atividade econômica. Além disso, se o produto ou serviço fizer sucesso, o empreendedor assegura legalmente o direito de explorar e aproveitar os benefícios gerados pela sua criação.

Pedido de registro de marca

A GCN & Associados realiza a assessoria de todos os clientes interessados em registrar uma marca. Para facilitar a consulta, é disponibilizada uma pesquisa rápida para identificar se o nome desejado está livre para registro.

Consulta pedido de registro de marcas

A primeira etapa para registrar uma marca é realizar uma busca para verificar se nenhuma outra empresa abriu o pedido antes de você. Não se preocupe, essa pesquisa é gratuita e garante a idoneidade competitiva da escolha do nome do seu negócio.

Consultar se a marca é registrada

A GCN & Associados atua com acesso às informações disponíveis no site do INPI, para assim, orientar o cliente durante o registro de sua marca. A partir da validação, é possível dar sequência no processo de direito exclusivo.