Entenda por que é importante registrar nome artístico

O registro de nome artístico é uma das muitas formas de preservar a sua criação. Se está interessado em proteger a sua marca, esse artigo vai te mostrar as melhores alternativas.

Registrar nome artístico

Cazuza, Anitta, Fafá de Belém, Fiuk, Gal Costa, Xuxa, Chitãozinho e Xororó… Você sabe o que todas essas personalidades têm em comum? Elas são famosas e conhecidas por seus nomes artísticos! À princípio, esse tema pode não parecer tão importante, mas registrar o nome artístico é algo bem comum no Brasil e tem se mostrado uma estratégia assertiva para conquistar o público.

Diferentemente das obras artísticas, que são protegidas pelos direitos do autor; o nome artístico é protegido por meio do registro de marcas. Isso mesmo! O artista passa a ser considerado uma marca.

Não entende muito bem sobre o assunto? Sem problemas, vamos explicar para você!

Por que registrar nome artístico?

Existem inúmeros motivos para se criar e registrar um nome artístico. Vamos usar um exemplo mencionado no começo do conteúdo: você acha que José Lima Sobrinho e Durval de Lima seria um bom nome para uma dupla sertaneja? Provavelmente não! Ao criar um nome artístico, o artista busca trazer mais personalidade para o seu negócio. E, naturalmente, uma vez que um nome é criado, é importante protegê-lo judicialmente com o seu devido registro.

Somente assim você garante o uso exclusivo e evita fraudes e plágios. Caso insista em não fazer o registro, corre-se riscos de ver seu nome artístico – escolhido com tanto cuidado – ser usado por outra pessoa.

Casos de registro de nomes artísticos no Brasil

Se ainda dúvida da importância de registrar seu nome artístico, talvez alguns casos judiciais sirvam de exemplo: você conhece a famosa banda Natiruts? Então, originalmente ela era conhecida por Nativus. Contudo, o grupo foi obrigado a trocar de nome, uma vez que já existia uma banda chamada Os Nativus. Dessa forma, eles fizeram a alteração e realizaram o registro da marca junto ao INPI.

Banda Natiruts

No âmbito musical, esse tipo de situação é bem comum e, muitas vezes, não se trata de má-fé, mas apenas falta de informação. O grupo “É o Tchan” é uma outra banda que teve problemas por conta de uso indevido. No começo, eles se intitulavam “Gera Samba”, porém esta marca pertencia à empresa “Gera Samba Diversões”. O final da história? A banda teve que mudar de nome e pagar uma indenização pelos danos causados.

Banda é o Tchan

Como realizar o registro de seu nome artístico

O registro de nome artístico é um processo longo e complexo. Portanto, a melhor alternativa é contar com uma empresa especialista e credenciada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para concluir a parte burocrática por você. Deste modo, evita-se desgastes e, claro, poderá usar o seu tempo para outras tarefas.

Foi pensando nisso que Giovanni Castagna Neto, agente de propriedade industrial, criou a nossa marca: a GCN & Associados. Somos uma empresa com quase 10 anos de experiência, credenciada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e certificada pela Organização Mundial de Propriedade Industrial (OMPI). Ou seja, somos a solução que você procura!

Entre os serviços que disponibilizamos, temos:

  • Registro de Marcas (Brasil e exterior);
  • Registro de Patentes (Brasil e exterior);
  • Desenho Industrial (Brasil e exterior);
  • Direitos Autorais;
  • Registro de Software;
  • Avaliação de Marca;
  • Assessoria Jurídica.

Kevinho: um dos clientes que confiou na gente para registrar seu nome artístico!

Não adianta explicar nossos serviços, mas não trazer um exemplo de algum artista que confiou no nosso time para registrar seu nome artístico. Kevinho, famoso MC brasileiro, contou com a ajuda da equipe GCN & Associados para o registro de sua marca – consolidando-se assim, como um dos MC’s mais populares do país.

O que achou do nosso artigo sobre registrar nome artístico? Para entender melhor sobre esses assuntos, acompanhe nosso blog. Mensalmente traremos notícias sobre o mercado e sobre como funcionam todos esses processos burocráticos.

Até o próximo artigo!

Artigos em destaque

Marca de Certificação (Foto: Farofa Magazine)

O que é Marca de Certificação?

Se você acompanha o nosso blog, já está ciente ...

Artigos em destaque

Oposição ao Registro de uma Marca

Oposição ao Registro de uma Marca – Saiba mais sobre esse processo!

Dentro do universo das marcas, existe uma solicita...

Artigos em destaque

Como funciona registro de marca

A Importância do Registro de Marca

O que é uma marca? Essencialmente, uma marca refe...

Artigos em destaque

Marca Nominativa

Marca Nominativa: o que é e como registrar

Existem muitas dúvidas na cabeça de empreendedor...

Artigos em destaque

Registrar nome artístico

Entenda por que é importante registrar nome artístico

Cazuza, Anitta, Fafá de Belém, Fiuk, Gal Costa, ...
Entre em contato e saiba como registar sua marca



telefone