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O que é Marca de Certificação?

Você já ouviu falar em marca de certificação? Trata-se de um assunto muito importante para quem quer consolidar a marca no mercado. Confira tudo!

Se você acompanha o nosso blog, já está ciente de como a marca é parte essencial do sucesso de uma empresa, certo? Independentemente do tipo de produto, serviço ou ramo de atuação, ela é responsável por criar um elo com o consumidor. Tendo isso em mente, vamos falar sobre um assunto muito importante: a marca de certificação.

Esse termo não é diferente dos outros que já abordamos por aqui: a marca de certificação faz parte de uma classificação da natureza das marcas, que pode ser de produtos/serviços, coletiva ou de certificação.

Afinal, o que é a marca de certificação?

Seguindo a Lei da Propriedade Industrial, responsável por regulamentar o setor, em seu artigo 123, diz:

II – marca de certificação: aquela usada para atestar a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas ou especificações técnicas, notadamente quanto à qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada;

Sendo assim, essas marcas servem para certificar e atestar a qualidade e origem de um produto, que recebe um selo de qualidade.

Exemplos de marcas de certificação

No dia a dia, você provavelmente já esbarrou em alguns exemplos de marca de certificação. Os mais populares no Brasil são o ABIC e o Inmetro.

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) representa as indústrias de torrefação e moagem de café em todo o território nacional. Ela é reconhecida em todo o mundo como a organização que criou e mantém ativos diversos Programas de Certificação voltados para o café, possuindo diversos selos, como de Pureza, de Qualidade e de Sustentabilidade do produto.

Já o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é uma autarquia federal, vinculada à Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia. Ele é responsável por desenvolver programas de avaliação da conformidade e qualidade dos produtos. Em outras palavras, é o Inmetro que confere se os produtos são criados seguindo os requisitos mínimos.

Portanto, percebemos que ter o selo de qualidade traz mais credibilidade para um determinado serviço ou produto, além claro, de trazer mais segurança ao cliente, uma vez que demonstra que todas as medidas de segurança são aplicadas em seu desenvolvimento.

Como tirar a marca de certificação

Para obter a marca de certificação, você deve entrar em contato com o órgão responsável – o INPI. De acordo com informações oficiais do site do órgão, quem pode solicitar é:

“Pessoa física ou jurídica, ou seu procurador devidamente constituído por instrumento de mandato, sem interesse comercial ou industrial direto no produto ou serviço atestado, que pretenda atestar a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas ou especificações técnicas, notadamente quanto à qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada.”

A média de tempo para obter a certificação, atualmente, é de até 11 meses.

Entretanto, para facilitar durante as etapas do processo, o acompanhamento de uma empresa especializada em marcas é primordial.

Por ser um processo burocrático, o melhor é contar com uma empresa especialista e credenciada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para tirar a marca de certificação para você. Deste modo, evita-se desgastes e, claro, poderá usar o seu tempo para outras tarefas.

Foi pensando nisso que Giovanni Castagna Neto, agente de propriedade industrial, criou a nossa marca: a GCN & Associados. Somos uma empresa com quase 10 anos de experiência, credenciada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e certificada pela Organização Mundial de Propriedade Industrial (OMPI). Ou seja, somos a solução que você procura!

Entre os serviços que disponibilizamos, temos:

  • Registro de Marcas (Brasil e exterior);
  • Registro de Patentes (Brasil e exterior);
  • Desenho Industrial (Brasil e exterior);
  • Direitos Autorais;
  • Registro de Software;
  • Avaliação de Marca;
  • Assessoria Jurídica.

Para entender melhor sobre esses assuntos, acompanhe nosso blog. Mensalmente traremos notícias sobre o mercado e sobre como funcionam todos esses processos burocráticos.

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