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Marca Tridimensional: o que eu preciso saber para registrar a minha?

Decidiu montar um negócio próprio e está planejando toda a logística e estratégias que serão usadas para a divulgação? Se sim, você já analisou o registro de sua nova marca? Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, temos um artigo muito bacana que fala sobre a importância do registro de marca, confira e depois volte aqui para conferir o tema de hoje: a marca tridimensional.

O que é a Marca Tridimensional

A marca tridimensional faz parte de um dos 4 tipos de registro de marcas disponíveis, sendo considerada uma modalidade pouco usual, mas extremamente eficiente na criação de uma forte identidade visual para uma empresa. Essencialmente, esse tipo de marca é identificada pela forma plástica distintiva em si, por isso, é capaz de individualizar os produtos/serviços da empresa.

Portanto, não é errado falar que a marca tridimensional é capaz de tornar qualquer produto algo original, trazendo bastante valor à marca e diferenciando-se da concorrência.

Exemplos de marcas tridimensionais

Sendo assim, para facilitar o entendimento, separamos três exemplos icônicos de marcas tridimensionais: Nescau; Toblerone e Coca-Cola.

Como podemos ver nas imagens, todas elas possuem um formato plástico distinto e que é impossível desassociar o design da marca em questão. Essa é a grande vantagem de se registrar uma marca tridimensional.

Posso registrar qualquer embalagem ou forma?

Essa é uma dúvida muito comum: o que pode e não pode ser registrado como uma marca tridimensional? Segundo o INPI, “o sinal tridimensional só será passível de registro quando constituído pela forma particular não funcional e não habitual do produto ou do seu acondicionamento ou do serviço a que se destine”.

Ou seja, o design do produto não pode ter relação com o seu efeito técnico para ser registrado. Ainda ficou confuso? Vamos para alguns exemplos: bolas de futebol, pneus, garrafas pet e caixas de alimentos são ótimos para ilustrar o que não pode ser registrado como marca tridimensional. Isso porque, o formato destes objetos tem uma relação direta com as suas respectivas funções.

Como registrar uma marca tridimensional?

registro de uma marca tridimensional é um processo longo e complexo. Portanto, a melhor alternativa é contar com uma empresa especialista e credenciada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para concluir a parte burocrática por você. Deste modo, você evita desgastes e, claro, poderá usar o seu tempo para outras tarefas.

Foi pensando nisso que Giovanni Castagna Neto, agente de propriedade industrial, criou a nossa marca: a GCN & Associados. Somos uma empresa com quase 10 anos de experiência, credenciada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e certificada pela Organização Mundial de Propriedade Industrial (OMPI). Ou seja, somos a solução que você procura!

Entre os serviços que disponibilizamos, temos:

  • Registro de Marcas (Brasil e exterior);
  • Registro de Patentes (Brasil e exterior);
  • Desenho Industrial (Brasil e exterior);
  • Direitos Autorais;
  • Registro de Software;
  • Avaliação de Marca;
  • Assessoria Jurídica.

Para entender melhor sobre esses assuntos, acompanhe nosso blog. Mensalmente traremos notícias sobre o mercado e sobre como funcionam todos esses processos burocráticos.

 

 

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