Marca Figurativa – O que é e por que registrar?

A marca figurativa é uma alternativa excelente para garantir que a sua empresa esteja protegida e possa crescer no mercado. Saiba tudo!

Marca Figurativa - Mc Donalds

Abrir um negócio não é uma missão fácil. Além de toda a burocracia para tirar o seu projeto do papel, você precisa pensar em um detalhe essencial: o registro da sua marca. Antes de continuar esse artigo, vale a pena dar uma olhada no nosso outro conteúdo sobre a importância do registro de marca, confira e depois volte aqui para conferir o tema de hoje: a marca figurativa.

O nome pode parecer confuso, mas acredite, todos nós conhecemos inúmeras marcas figurativas. Quer um exemplo? O que você pensa quando vê uma peça de roupa com um pequeno jacaré? Exatamente! Você pensa na Lacoste, uma das maiores marcas do mundo. Quer entender melhor sobre os detalhes da marca figurativa? Continue a leitura que explicamos tudo para você!

Marca Figurativa - Lacoste

O que é a Marca Figurativa

Entre todas as formas de se registrar uma marca, a figurativa é uma de fácil entendimento. Trata-se apenas do registro do símbolo. Ou seja, ao registrá-la, você protege a figura ou o símbolo que representa um produto ou serviço para o seu consumidor. A maçã da Apple, por exemplo, é uma ótima marca figurativa.

O registro de marcas figurativas são bem menos frequentes no INPI, uma vez que são consideradas mais limitados em relação às marcas nominativas e mistas. Contudo, ele não deixa de ser essencial para quem busca proteger as suas criações.

Dessa forma, um dos principais benefícios da marca figurativa registrada é impedir que outras empresas usem um logotipo semelhante ao seu. Entretanto, vale ressaltar que caso o proprietário da marca desejar alterar seu logo, o registro não protegerá o novo design. Será necessário fazer uma nova solicitação.

Detalhe importante: ao registrar um símbolo, você também pode utilizá-lo individualmente ou em conjunto com uma marca nominativa para diferenciar seus produtos e serviços. Mas neste caso, é necessário realizar a proteção do nome, registrando como marca nominativa no INPI.

Por que registrar a sua marca?

Entendeu melhor o que é a marca figurativa, mas ainda não acha que precisa registrá-la? Calma que agora vamos mostrar por que é tão importante fazer esse registro.

Normalmente, uma marca nada mais é do que uma combinação visual do nome da empresa e um símbolo, capaz de diferenciar o seu negócio de todos os concorrentes. Afinal, é extremamente fácil diferenciar o MCDonald’s do Burger King, correto?

Como explicamos acima, o registro protege a marca de cópias e quando falamos de diferencial competitivo no mercado, isso é essencial. Lembre-se a sua marca representa todos os destaques da sua empresa, sendo assim, apenas ao registrá-la que você a torna sua propriedade de fato.

O registro de marcas é o que assegura a sua proteção, reconhecendo o verdadeiro dono da criação e garantindo uso exclusivo.

Como registrar uma marca figurativa?

O registro de uma marca figurativa é um processo longo e complexo. Portanto, a melhor alternativa é contar com uma empresa especialista e credenciada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para concluir a parte burocrática por você. Deste modo, você evita desgastes e, claro, poderá usar o seu tempo para outras tarefas.

Foi pensando nisso que Giovanni Castagna Neto, agente de propriedade industrial, criou a nossa marca: a GCN & Associados. Somos uma empresa com quase 10 anos de experiência, credenciada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e certificada pela Organização Mundial de Propriedade Industrial (OMPI). Ou seja, somos a solução que você procura!

Entre os serviços que disponibilizamos, temos:

  • Registro de Marcas (Brasil e exterior);
  • Registro de Patentes (Brasil e exterior);
  • Desenho Industrial (Brasil e exterior);
  • Direitos Autorais;
  • Registro de Software;
  • Avaliação de Marca;
  • Assessoria Jurídica.

Para entender melhor sobre esses assuntos, acompanhe nosso blog. Mensalmente traremos notícias sobre o mercado e sobre como funcionam todos esses processos burocráticos.

Até o próximo artigo!

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