Direitos Autorais
O que são direitos autorais
De maneira geral, os direitos autorais permitem que artistas recuperem o capital investido em suas criações, além claro, de garantir o respeito ao autor original da obra.
Para isso, a lei é dividida em duas categorias: os Direitos Morais e os Direitos Patrimoniais.
O primeiro caso tem natureza pessoal, ou seja, refere-se aos direitos de paternidade e integridade da obra. Ele registra que apenas o autor tem a permissão para alterar a sua criação, sendo um direito exclusivo do artista e que não pode ser renunciado.
Já os Patrimoniais referem-se à utilização, controle de reprodução, adaptação, tradução, incorporação em outras obras, etc. Esses direitos podem ser transferidos para herdeiros.
- Livros, brochuras, textos artísticos e textos literários;
- Obras dramáticas e obras musicais;
- Roteiros cinematográficos;
- Fotografias;
- Composições musicais (com ou sem letra);
- Letras e partituras musicais;
- Ilustrações;
- Quadrinhos;
- Conferências, sermões e palestras.
Prazo de validade do direito autoral
Os direitos patrimoniais do autor duram por 70 anos, contando a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao seu falecimento. Após este período, a obra cai em “domínio público” - isso não desvincula o nome do artista de sua criação. O crédito sempre será atribuído.
Lei direitos autorais
Como destacado acima, a principal diretriz sobre direitos autorais no Brasil é a Lei nº 9.610/98. Nela, é possível verificar uma lista de obras protegidas, os autores das criações e como funcionam os direitos morais e patrimoniais. Além dela, também há outras normas que dialogam sobre o tema, como o Decreto nº 9.574/18, que reúne atos normativos que foram editados para melhorar a gestão dos direitos autorais.
Direitos autorais para música
Segundo a legislação brasileira de Direitos Autorais, as músicas são obras protegidas. Dessa forma, tanto a letra como a melodia podem ser registradas - separadamente ou em conjunto. No caso da composição musical, o objeto de registro é a partitura - que pode ou não conter a letra. Caso não haja melodia, o que se registra é o texto em forma de poesia.
Registro de direitos autorais
Para realizar o registro de direitos autorais, preencha o formulário exigido pela Biblioteca Nacional, anexe os documentos de requerente (RG, CPF/CNPJ, comprovante de residência e o comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU). Na sequência, encaminhe uma via de sua obra com as páginas numeradas e rubricadas.